PARABÉNS PIERRE CORNEILLE

Pierre Corneille também conhecido apenas por  Corneille, foi um dos maiores dramaturgos de tragédias franceses do século XVII.  Nascido no dia 6 de junho de 1606 em Rouen, Normandia, Pierre era o mais velho de seis irmãos.  Pierre iniciou a faculdade de direito, em 1629 escreveu seus primeiros versos após um desengano amoroso e posteriormente sua primeira comédia Melita que estreou no mesmo ano em Paris.

Com as suas obras, o autor cria um novo estilo de teatro, a tragédia, em que os sentimentos trágicos são postos em cena pela primeira vez na sociedade contemporânea.

Durante os anos de 1643 e 1651 e todo o período da Fronda,  Corneille trabalha criando obras como: la Mort de Pompée, Rodugone, Héraclius e  Don Sanche d’Aragon.

Em 1647 Corneille é membro da Academia Francesa onde permanece até a sua morte e é sucedido pelo seu irmão Thomas Corneille também dramaturgo.

A partir de 1650 as peças de Pierre têm menos êxitos e após o fracasso da peça Pertharite o autor deixa de escrever por muitos anos, mas isso não o impede de escrever peças  inovadoras para o teatro francês. Pierre fez peças sobre o direito da felicidade (Sertorius,  Suréna) teatros musicais (Agésilas, Psyché).

Pierre escreveu peças por mais de 40 anos até sua morte  no dia 11 e outubro de 1684

 

Pierre_Corneille_2

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s