FOBIA VS PRECONCEITO

Todos nós temos ouvido falar em fobia e preconceito seja por qual for o assunto. Mas qual a diferença entre essas palavras?

Preconceito, como a própria palavra já diz, ter ideias sobre um determinado assunto sem antes conhece-lo. Por exemplo, eu digo que não gosto de jiló mas eu nunca comi esse alimento na minha vida, digo isso apenas porque porque Fulano me  disse que jiló é ruim. O mesmo  se aplica na sociedade, Sicrano diz que não gosta de um grupo X mas nunca conviveu ou conversou com tal grupo, ele cresceu ouvindo que o grupo X são desonestos e pronto.

O preconceito é combatido a partir do momento em que a pessoa quer, por ela mesma, conhecer tal assunto. Não se força alguém a comer jiló se ela não está disposta do mesmo jeito que Sicrano não irá conhecer o grupo X se ele não estiver disposto a isso.

Fobia é quando a pessoa sente nojo, medo exagerado, vontade de se livrar de algo. Todos nós temos fobia a algo em maior ou menor grau. Quando falamos que Fulano tem fobia a um grupo X podemos falar que ele tem uma leve fobia, ou uma fobia extrema chegando a agredir ou matar membros desde grupo. Nesse caso, ele precisaria de tratamentos médicos, pois, fobia extrema é considerada doença.

Todos nós temos  preconceito ou fobia de algo, tem pessoas com fobia a coisas gelatinosas, insetos, determinados barulhos e preconceitos a musicas, lugares… Isso é normal, o que não podemos fazer é, deixar que os nossos preconceitos e fobias agridam o outro seja como for.

4 comentários sobre “FOBIA VS PRECONCEITO

  1. Fabio Ottolini disse:

    Eu acho que essa definição de preconceito que você citou é preconceituosa. 🙂
    Eu sugiro a leitura de um livro SENSACIONAL sobre o assunto: http://livraria.folha.com.br/livros/ciencias-humanas/defesa-preconceito-theodore-dalrymple-1318429.html
    “Nesse livro, porém, Dalrymple aponta que a verdadeira razão para o surgimento desse ideal de liberdade de pensamento é que não queremos ter nossas ações restritas; desejamos poder fazer o que bem entendemos, quando bem entendemos.”
    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

    • Camille Siray disse:

      Fábio, antes de fazer esse post para o blog eu pesquisei em diversos sites, dicionários, conversei com professores entre outras coisas e 99% das minhas pesquisas me deram esse conceito sobre o preconceito, eu vou avaliar o texto e depois vou ler o livro, mas, de acordo com as minhas pesquisas não há preconceito no texto.

      Curtir

Deixe um comentário

