REFUGIADOS E XENOFOBIA

Nos ultimos anos a Síria tem sido palco de guerrilha étnico- religiosa, isto é, governo e “estado islâmico”. Isto tem gerado o surgimento das várias correntes imigratórias rumo à Europa. Elas são formadas em sua maioria por mulheres, jovens e crianças. Partem em embarcações precárias com o mínimo de segurança e higiene, o que causa um grande número de mortes ao longo da trajetória. Segundo a ONU a Síria vive uma crise econômica grave e baixa expectativa de vida.

Esses grupos tem como destino a Europa, especificamente França e Alemanha, onde enfrentam problemas de moradia, higiene, alimentação, segurança entre outros problemas. Um dos grandes desafios enfrentados pelos refugiados é a xenofobia. Com o aumento do fluxo imigratório, as manifestações de caráter xenofóbico   tem sido cada vez mais frequentes tais como incêndios nos campos de refugiados principalmente no sul da Alemanha por grupos neonazistas.

Algumas ações políticas estão sendo tomadas para o combate da xenofobia nesses países. Grupos de voluntários estão visitando os campos de refugiados para ensinar o idioma local, qualificando-os para o mercado de trabalho e inserido-los na sociedade local enquanto não se resolve a questão dos conflitos na Síria

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s