MULHERES DESTACADAS: MALALA

Malala Yousafzai é uma ativista, estudante e blogueira paquistanesa que carrega no currículo o prêmio Nobel da paz em 2014 e o Prémio Sakharov em 2013.

Ela nasceu em 12 de julho de 1997 em Swat no Paquistão filha de Ziauddin Yousafzai e Tor Pekai Yousafzai, Malala escreveu um blog para a BBC explicando como era a sua vida sob o regime dos Tehrik-i-Taliban Pakistan (TTP) que forçaram várias pessoas a se mudarem para as zonas rurais e fecharam escolas para meninas no país entre os anos de 2003 e 2009.

Em outubro de 2012, Malala foi atacada com três tiros pelo TTP e teve que ser operada. Toda a mídia local deu ampla cobertura sobre o ataque e gerou grandes protestos em todo o país. Após a identificação do atirador, a menina foi apoiada por grandes figuras públicas e o ataque foi condenado pela comunidade internacional.

No ano seguinte, discursou para ONU com a seguinte frase: […] “Vamos pegar nossos livros e canetas. Eles são nossas armas mais poderosas. Uma criança, um professor, uma caneta e um livro podem mudar o mundo. A educação é a única solução”. Foi a primeira vez que apareceu em público após sua recuperação..

Em de outubro de 2013 ela ganhou o  Prêmio Sakharov atribuído pelo Parlamento Europeu. Exatamente um ano depois ela ganha o mais importante prêmio: O Nobel “pela sua luta contra a supressão das crianças e jovens e pelo direito de todos à educação”. Ela ganhou o prêmio junto ao indiano Kailash Satyarthi na época com 60 anos.

Hoje, Malala tem o posto de pessoa mais jovem a conquistar um Nobel, mora na Inglaterra onde construiu a maior biblioteca pública Europeia e possui livros contando a sua vida.

malala-nobel-prize

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s