QUEM FOI MONTEIRO LOBATO?

Quem não conhece o sitio do pica pau amarelo? Ou o Jeca tatu? diversas obras de José Bento Renato Monteiro Lobato são hoje referência de literatura infantil. Monteiro Lobato nasceu em Taubaté em 18 de abril de 1882, ele foi alfabetizado pela sua mãe e posteriormente teve aulas particulares. Aos sete anos entrou para a escola e descobriu a biblioteca particular de seu avô materno. Após a morte dos pais, Lobato foi obrigado pelo avô a fazer direito. Após terminar o curso em 1904 retornou a Taubaté onde fez planos de fundar uma fábrica de geleias em parceira com um amigo porém esse planos não deu certo e Lobato ocupou a promotoria da cidade e lá conheceu sua futura esposa Maria Pureza da Natividade de Souza e Castro com quem teve quatro filhos.

Aos 29 anos de idade Lobato recebeu a noticia da morte de seu avô, largou o direito e foi viver na fazenda que agora era sua. Esta fazenda serviu-lhe de palco para os livros de o sitio do pica pau amarelo.

José Bento Renato Monteiro Lobato viveu apenas 66 anos mas foi um dos mais influentes escritor brasileiro de todos os tempos.

Anúncios

Um comentário sobre “QUEM FOI MONTEIRO LOBATO?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s